Ciclo de Concertos Comentados

Temporada 2022/2023

Bernardo Santos tem-se apresentado regularmente em concertos a solo, em música de câmara e com orquestra em mais de vinte países em salas como a Casa da Música, Convento de São Francisco em Portugal; Palau de la Música Catalana e Teatro Liceo em Espanha, Tonhalle Düsseldorf, National Concert Hall em Dublin, Fairfield Halls em Londres, Sala São Paulo, Sala Cecília Meireles, Teatro Amazonas e Palácio das Artes no Brasil, Sala Sudasiri Sobha na Tailândia, Teatro Degollado no México, entre muitas outras, sendo convidado regular em festivais na Europa, América do Sul e Ásia.

Como solista, Bernardo Santos teve a oportunidade de partilhar o palco com a Orquestra Sinfónica Brasileira, Orquesta Metropolitana de Barcelona, Orquestra Filarmonia Podkarpacka, Orquesta Filarmónica de Cali, Vidin State Philharmonic Orchestra, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Filarmonia das Beiras, entre outras. Bernardo Santos tem conciliado a sua carreira artística com investigação em música portuguesa do século XX, sendo responsável pela edição crítica de obras de Berta Alves de Sousa e Frederico de Freitas, estando a sua pesquisa atual focada na música para piano do compositor Ruy Coelho.

Na vertente de música de câmara, Bernardo Santos teve como mentores António Chagas Rosa, Eugene Asti e Martino Tirimo. Participou no projeto de CD “Curtas” do guitarrista e compositor Israel Costa Pereira. Gravou para a editora japonesa Da Vinci Publishing as sonatas para piano e violino de Edvard Grieg, juntamente com David Lloyd, quintetos com piano de Saint-Saëns e Dvorak com o Quarteto Belém, e um CD com obras para dois pianos de Piazzolla, Infante e Ravel com Martim Almeida. Para o selo discográfico MPMP, gravou obras para piano solo de Ruy Coelho.

Bernardo Santos frequenta atualmente o Programa Doutoral em Música (Performance) na Universidade de Aveiro, sendo investigador bolseiro do INET-md. Formado pelo Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance (Londres), Ljubljana Academy of Music, Conservatori del Liceu (Barcelona) e pela Universidade de Aveiro (Prémio Município de Aveiro). Bernardo Santos estudou com Dubravka Tomsic, Deniz Arman Gelenbe, Josep Colom e Álvaro Teixeira Lopes, tendo iniciado o seu percurso no piano com Klara Dolynay.

Atualmente, Bernardo Santos ocupa os cargos de presidente da World Piano Teachers Association Portugal, de diretor artístico do Festival Internacional de Piano e Orquestra de Guadalajara (FIPOG) no México e da série de concertos “Ciclos Lua Nova” em Águeda.

PROGRAMA

  • Enrique Granados: Allegro de Concierto Op. 46
  • António Fragoso: Noturno em Si bemol menor
  • Ruy Coelho: Noturno em Ré bemol maior
  • Peter Tchaikovsky: Dumka Op. 59
  • Franz Liszt:
    • São Francisco de Assis Pregando aos Pássaros
    • São Francisco de Paola Caminhando Sobre as Ondas

————————

Com o objetivo de promover, divulgar e dinamizar a cultura musical na Região Oeste e com vista à criação de novos públicos, a Associação de Cursos Internacionais de Música – ACIM – com sede em Óbidos, propõe-se realizar um Ciclo de Concertos Comentados em colaboração com as Câmaras Municipais, Associações e outras Entidades Culturais da Região Oeste.

Os concertos procuram dar um palco a jovens músicos no início de carreira. Serão ocasionalmente acompanhados por workshops e organizados regularmente durante o ano letivo 2022/23. A iniciativa pretende desenvolver as atividades musico-culturais organizadas pela ACIM na Região Oeste, nomeadamente as Jornadas SIPO Júnior, a Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO) e o Festival Internacional de Piano do Oeste.