Biografia
Anthony Ratinov

O pianista premiado Anthony Ratinov tem sido elogiado internacionalmente pela sua “precisão, nitidez cristalina e grande energia interior” (L’Ape Musicale), bem como pela sua “classe, estilo, domínio técnico e habilidade a solo” (Beckmesser). Anthony é o recente vencedor do 2º Prémio na prestigiosa 64ª Competição Internacional de Piano Ferruccio Busoni em Bolzano, Itália, onde a sua interpretação do Terceiro Concerto para Piano de Prokofiev foi aclamada por “exibir um pianismo ao mais alto nível… com admirável destreza e precisão imaculada” (L’Ape Musicale). Anthony ganhou os primeiros prémios em muitas outras competições internacionais – incluindo o 1º Prémio na Competição Internacional de Piano Ricard Viñes de 2023, o 2º Prémio e o Prémio do Público na Competição Internacional de Piano València Iturbi de 2023, e o 2º Prémio na Competição Internacional de Piano Olga Kern de 2022. As suas interpretações de obras espanholas também foram reconhecidas com prémios especiais em competições por toda a Espanha – incluindo prémios na Competição València Iturbi e na Competição Maria Canals pela melhor interpretação de música espanhola.

Anthony começou a estudar piano aos quatro anos com a sua avó, Edit Ratinova, que ensinou na renomada Escola de Música Gnessin em Moscovo, Rússia, durante 45 anos e foi aluna da fundadora da escola, Elena Fabianovna Gnesina. Anthony foi recentemente aceite no altamente seletivo e prestigioso programa Artist Diploma na Juilliard School, juntando-se ao estúdio de Robert McDonald no outono de 2023. Completou os seus estudos de pós-graduação na Yale School of Music, estudando com Boris Berman e Boris Slutsky, e anteriormente estudou na Universidade de Yale, onde se formou em engenharia química com honras, além de estudar piano com Wei-Yi Yang.

Na temporada passada, Anthony apresentou-se como solista com orquestras em toda a Espanha, Itália e Estados Unidos, interpretando concertos como o nº 2 de Brahms, o nº 3 de Prokofiev e o nº 3 de Beethoven. Realizou digressões de concertos a solo pela Holanda e sul da Flórida, e apresentou-se em locais tão proeminentes como o Royal Concertgebouw em Amesterdão, a sala de concertos ORF RadioKulturhaus em Viena e o Kennedy Center for Performing Arts. Destaques da próxima temporada incluem uma digressão de concertos a solo em Valência e uma digressão como solista com a Orquestra Simfònica del Vallès por toda a Espanha, incluindo uma atuação no Palau de la Música em Barcelona. O CD de estreia de Anthony será também lançado no próximo ano com a KNS Classical, apresentando obras de Albéniz, Scriabin, Chopin e Bach.

Um músico de câmara celebrado e muito procurado, Anthony ganhou várias competições prestigiadas de música de câmara como membro do trio de piano, Trio Ondata – recentemente vencendo o 1º Prémio e o Prémio do Público na Competição de Música de Câmara de Yellow Springs de 2023, e a Medalha de Prata na Competição de Música de Câmara Fischoff de 2022. Anthony atua ativamente e participa em festivais de verão, incluindo o Festival de Música de Câmara da Escola de Música de Taos, o Festival Internacional de Música de Bowdoin, o Festival de Música de Câmara de Mimir, a Semaine Internationale de Piano na Suíça, o Festival Virtuoso & Belcanto em Itália, as Sessões de Música Internacional de Holanda, e a Academia Internacional de Verão em Viena – onde foi destaque no CD de performances de destaque dos anos recentes do festival.

Anthony também gosta de explorar música nova e trabalhar com compositores, tendo encomendado várias obras para piano solo e música de câmara, e apresentou-se em programas de música nova como o Gamper Contemporary Music Festival no Festival Internacional de Música de Bowdoin, a série New Music New Haven na Yale School of Music, e o programa “Just Composed” na Academia Internacional de Verão em Viena.