Nascido em Sanlúcar de Barrameda (Espanha), o pianista Juan Pedro García Oliva é um dos mais destacados jovens artistas da música clássica na Espanha e no exterior. Concluiu seus estudos no Conservatório de Música ‘Joaquin Villatoro’ em Jerez de la Frontera (Espanha), onde estudou com Eduardo Rodríguez. Desde 2019, Juan Pedro estuda no Conservatorium van Amsterdam (Holanda) sob a orientação do pianista holandês Frank van de Laar.
Juan Pedro recebeu inúmeros prémios em concursos nacionais e internacionais de piano realizados em Albacete, Sevilha, Alicante e Madrid (Espanha), e no estrangeiro em Portugal, Itália e Holanda. Recebeu recentemente o 1º prémio, prémio do público e de melhor performance de música de câmara Ti’afa’a de Reza Navamar no YPF European Piano Competition – Grand Prix Youri Egorov 2022 em Amsterdão.
Frequentou várias masterclasses de músicos de renome como Boris Berman, Aleksandar Madzar, Eugene Indjic, James Giles, David Kuyken, Robert Kulek, Alexander Kandelaki, Miguel A. Ortega Chavaldas, Kennedy Moretti, entre outros.
Juan Pedro apresentou-se em algumas das salas de concerto mais importantes da Espanha, como o Teatro Villamarta (Jerez de la Frontera), o Palácio de San Telmo (Sevilla) e o Auditório ADDA (Alicante). Além disso, atuou como solista com orquestras em espaços como o Auditório Nacional de Música (Madrid) junto com a Orquesta de Cámara ‘Andrés Segovia’ sob a direção de Víctor Ambroa, e Muziekgebouw (Amsterdam) junto com Phion Orkest sob a batuta de Antony Hermus.
Desde novembro de 2020, desfruta de um piano de cauda Grotrian-Steinweg generosamente emprestado pela Fundação holandesa Nationaal Muziekinstrumenten Fonds (NMF).
Juan Pedro é apoiado por várias instituições que o ajudam a continuar seus estudos no exterior, com bolsas oferecidas pelo Ministerio de Educación y Cultura de la Junta de Andalucía, Musici van Morgen e Jeunesses Musicales Madrid. Este último foi-lhe entregue pela Rainha Sofía de Espanha.