“Piotr Świtoń tem o dom de atrair a atenção do público. Desde o primeiro som, o ouvinte percebe que o artista tem algo importante para lhe transmitir. Sua execução é uma verdadeira pintura sonora.”
Anna Woźniakowska, Centro Paderewski “Semana de Talentos” (Polônia)
“Piotr Switon é caracterizado pela mente analítica e compreensão rápida. Uma técnica bem fundamentada e suave permite-lhe a interpretação convincente de obras grandes e difíceis.”
Prof. Peter Rösel, Dresden (Alemanha)
Piotr Świtoń é considerado um dos pianistas polacos mais interessantes e talentosos. Em 2022 ganhou o 6º Concurso Internacional de Piano Chopin em Turzno. Ele recebeu o prêmio Presidente de Toruń e dois prêmios especiais, incluindo um concerto na temporada 2022/2023 com a Orquestra Sinfônica de Toruń. O presidente do júri foi o Prof. Andrzej Jasiński foi por muitos anos presidente do Concurso Internacional Chopin em Varsóvia e, anos atrás, preparou o próprio Krystian Zimerman para o Concurso Chopin.
O pianista de 38 anos é natural de Wrocław, e começou sua educação aos sete anos de idade na Escola de Música Karol Szymanowski. Já participava em concursos de piano (foi, entre outros, laureado do Prémio Especial no 7º Concurso Nacional de Piano Prof. Ludwik Stefański em Płock). Formou-se em piano em Poznań na classe do Prof. Waldemar Andrzejewski, depois foi estudar na Universität der Künste em Berlim com o Prof. Reiner Becker. Ele também completou os estudos de Konzertexamen na Hochschule für Musik Carl Maria von Weber em Dresden com o Prof. Peter Rösel – vencedor do Prêmio Tchaikovsky em Moscou.
É laureado de competições internacionais de piano, entre os quais o Concurso de Piano de Roma e o Concurso de Piano Beethoven de Hradec. Apresentou-se no Festival Chopin em Genebra, no Festival de Ano Novo em Gstaad, no Festival “Semana dos Talentos”, no Festival BRAWO MAESTRO, na Filarmónica Nacional de Varsóvia, na Filarmónica da Baixa Silésia, no Solar Chopin em Żelazowa Wola e Antonin, bem como em salas de concerto na Alemanha, Suíça, Espanha, Itália e Japão.
Piotr Świtoń tocou música de câmara com artistas de reputação mundial como: Anna Maria Staśkiewicz, Tomáš Jamník, Janusz Wawrowski, Rafał Kwiatkowski e o Maccore String Quartet.
Participou em master classes com professores de renome e laureados econcursos internacionais como Dina Yoffe, Eugene Indjic, Andrzej Jasiński, Krzysztof Jabłoński, Martin Hughes e Ivan Klansky.
Para ele, a pedagogia é uma parte muito importante da sua atividade profissional – deu masterclasses de piano na Polónia, Alemanha (Musik und Kunstschule Berlin) e no Japão. Trabalhou na Academia de Música Ignacy Jan Paderewski em Poznań (2011-2014), também iniciou estudos de doutorado na classe do prof. Alija Kledzik. Atualmente leciona na Escola de Música Frederic Chopin em Wrocław. Seus alunos foram premiados diversas vezes em concursos nacionais e internacionais de piano.