Biografia
Rafael Ruiz

Rafael Ruiz tem se estabelecido como “uma das grandes revelações da música erudita.” (Jornal Estado de Minas, 2018). Vencedor do prêmio especial “Hors Concours” no XXV Concurso Nacional de Piano Souza Lima, é detentor de diversas outras premiações, dentre as quais se destacam o “Prêmio Antena 2”, na XXII Semana Internacional de Piano de Óbidos, em Portugal, e o 1º lugar no I Concurso Nacional de Piano da UFRJ. Recebeu da Associated Board of the Royal Schools of Music um dos mais prestigiosos prêmios concedidos a alunos ingressantes no Royal College of Music, em Londres, onde atualmente estuda sob a orientação dos professores Ian Jones e Sofya Gulyak.

Em 2020, Rafael Ruiz recebeu do Royal College of Music uma bolsa integral para continuar seus estudos no Artist Diploma, que é o mais seleto programa de alta performance oferecido por esta instituição. Graduou-se Magna cum Laude Bacharel em Música pela UFRJ na classe do professor Luiz Senise. Participou de importantes festivais de música e de masterclasses ministradas por pianistas como Boris Berman, Paul Badura-Skoda, Nikolai Lugansky e Josep Colom.

Apresentou-se em recitais transmitidos ao vivo pelas rádios MEC FM e Antena 2 (Portugal), além de gravações para programas de televisão, como o Partituras, da TV Brasil. Como solista, apresentou-se com orquestras no Brasil e no Reino Unido, dentre as quais se destacam a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, St. John’s Chamber Orchestra e Royal College of Music Ensemble.