Biografia
Andrea Bonatta

Andrea Bonatta nasceu em Bolzano, Itália. As principais influências no seu desenvolvimento musical foram os estudos com Paul Badura-Skoda em Viena, Nikita Magaloff em Genebra, Stefan Askenase em Bonn e Wilhelm Kempff em Positano.

Deu concertos em todo o mundo. Os recitais e apresentações mais recentes com orquestra incluem Roma, Berlim, Moscou, Praga, Xangai, Pequim, Xiamen, Paris, Hanói e Saigon. Gravou em CD as obras completas para piano de Brahms, bem como vários outros CD’s dedicados a Liszt e Schubert, obtendo críticas de topo: Choc/Le Monde de la Musique; ffff/Telérama, melhor CD do ano/Neue Musikzeitung.

Seu livro sobre a obra para piano de Brahms é considerado um marco nesse campo e foi traduzido para o alemão.

Andrea Bonatta é, há vários anos, Diretor Artístico e Presidente do Júri do Festival Internacional “F. Busoni”, criou o Concurso de Piano “F. Busoni” Festival Internacional de Piano e foi vice-presidente da Federação Mundial de Competições Internacionais de Música de Genebra.

Andrea Bonatta é atualmente Conselheiro Artístico do Concurso “Franz Liszt” em Utrecht, Professor Honorário no Conservatório de Xangai, bem como fundador e diretor da Piano Academy-Eppan. É frequentemente convidado como membro do júri nas mais importantes competições internacionais, como Liszt-Utrecht, Scriabin-Moscou, CSIPCC-Shenzhen, CIPC-Xiamen, SIMC-Seul, Beethoven-Bonn, Géza Anda-Zurique, Van Cliburn -Texas, Rubinstein-Tel Aviv e muitos outros. Foi Presidente do Júri do Concurso Internacional de Piano de Cleveland.

Faz também música de câmara e já tocou em dueto com pianistas como Paul Badura-Skoda, Pavel Gililov e Valentin Gheorghiu e violinistas como Domenico Nordio ou Sergei Krylov. Andrea Bonatta deu masterclasses em Tóquio, Xangai, Pequim, Seul, Hannover, Colônia, Moscou, Viena, Nova York, Boston. Também leciona regularmente nos Talent Music Master Courses em Brescia.

Durante muitos anos Bonatta executou concertos de Mozart dirigindo a partir do piano, o que o levou a se deparar também com o grande repertório sinfônico. Como maestro trabalhou, entre outros, com a Orquestra do Teatro Olimpico di Vicenza em Itália, a Orquestra Sinfônica de Shenzhen na China, a Orquestra Filarmônica de Suwon e a Orquestra Sinfônica KBS na Coreia do Sul, a Orquestra Sinfônica de Tbilisi na Geórgia e a Orquestra de Câmara da Lituânia em Vilnius. Sua transcrição para orquestra de Trauervorspiel und Marsch de F. Liszt foi estreada na América do Sul. No seu repertório sinfónico, as sinfonias de Johannes Brahms desempenham um papel central. O famoso pianista e maestro Arie Vardi disse sobre ele: na verdade, um maestro nato com música fluindo nas mãos.