Biografia
Jorge Prats

Desde maio de 2007, quando Jorge Luis Prats deu o seu primeiro recital no Festival Internacional de Piano de Miami, a sua carreira tem passado por uma ascensão dramática. Os seus recitais de estreia na prestigiada série “Meister Pianisten” no Concertgebouw de Amesterdão foram recebidos com ovações de pé. Em 2010, regressou à mesma série pela terceira vez, uma honra única anteriormente reservada a Brendel e Sokolov.

Em maio de 2010, Jorge Luis substituiu Nelson Freire no seu recital na Salle Pleyel, recebendo uma resposta tremendamente entusiástica do público. Em setembro do mesmo ano, triunfou novamente no festival “Piano aux Jacobins” em Toulouse. Após estes sucessos, foi convidado pelos organizadores de várias séries francesas prestigiosas para atuar no outono de 2011 no Grand Interpretes em Lyon, no Grand Theatre de Aix en Provence, numa nova participação na série Piano 4 Etoiles na Salle Pleyel e para interpretar Rachmaninov com a Orchestre de Paris sob a regência de Paavo Järvi. Jorge Luis tem feito digressões pela Europa, América Latina, China, Japão e Coreia, e já tocou com a Royal Philharmonic Orchestra de Londres, a BBC Symphony Orchestra, a Dallas Symphony, entre outras. No México, apresentou-se com a Orquestra da Cidade do México, a Orquestra Ofunam e a Orquestra de Jalapa, e na América do Sul, com a Filarmónica da Colômbia, a Orquestra Sinfónica Simón Bolívar e a Orquestra Municipal de Caracas.

Regularmente convidado como professor por respeitadas instituições como a Universidade Nacional da Colômbia em Bogotá, a Escola Nacional de Artes de Havana, o Centro de Artes no México, o Conservatório de Córdoba na Espanha e o Conservatório Real em Toronto, foi também Diretor Artístico da Orquestra Nacional de Cuba de 1985 a 2002.

Jorge Luis Prats nasceu em Camagüey, Cuba, em 1956, estudando com Cesar Perez Sentenar, Barbara Diaz Alea, Margot Rojas e Alfredo Diez na Escola Nacional de Artes. Após a graduação, recebeu uma bolsa para o Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, onde estudou com Rudolf Kerer, e continuou os seus estudos no Conservatório de Paris e posteriormente na Hochschüle für Müsik und Künstler em Viena, com Paul Badura Skoda e Magda Tagliaferro. Aos 21 anos, Jorge Luis venceu o primeiro prémio no prestigiado Concours Marguerite Long – Jacques Thibaud em Paris, bem como o prémio especial de melhor interpretação de obras de Ravel e Jolivet.

A discografia de Jorge Luis Prats inclui a primeira gravação de sempre dos 24 Prelúdios de Scriabin, concertos de Beethoven, Grieg, Rachmaninov e Chopin, bem como obras de compositores cubanos.