Cristiano Holtz, influenciado por Johann Sebastian Bach, Cristiano Holtz iniciou os seus estudos de cravo aos doze anos de idade com Pedro Persone. Aos quinze, a convite de Jacques Ogg, foi viver para os Países Baixos, com quem prosseguiu os seus estudos musicais. Permaneceu nesse país durante dez anos, estudando com vários outros professores, entre os quais Anneke Uittenbosch e Meno van Delft.
Desde muito novo, a sua maior influência foi Gustav Leonhardt, que o aceitou excepcionalmente como seu último aluno oficial. Igualmente marcante na sua formação foram os estudos privados com Pierre Hantaï, Marco Mencoboni e Miklós Spányi. Este último viria a convidá-lo mais tarde para gravarem em conjunto repertório para dois cravos de C.Ph.E.Bach.
Em 1998 veio para Portugal à convite do Instituto Gregoriano de Lisboa, onde se mantém como professor das disciplinas de Cravo, Clavicórdio e Música de Câmara. Também durante vários anos foi professor de Música de Câmara e acompanhador no Conservatório Nacional. Cristiano Holtz actua sobretudo como solista, não somente em cravo mas também em clavicórdio, e em órgãos históricos em diversos países na Europa, Ásia, América do Sul e nos Estados Unidos da América, participando em vários Festivais Internacionais de prestígio. Frequentemente toca em conjunto com diversos amigos tais como: Miklós Spányi, Concerto Armonico Budapest, Aapo Häkkinen, Helsinki Baroque Orquestra , Antonio Carrilho, e Raquel Cravino.
Frequentemente é convidado para dar Master Classes em instituições tais como: International Baltic Harpsichord at Gdansk, Harvard University (Boston), Liszt Ferenc University (Budapest) e Esmae (Porto). Os seus recitais e gravações (Ramée, Editions Hortus, Bis, Aeolus, Edition Hera) têm vindo a ser aplaudidos pela imprensa internacional e merecido várias distinções internacionais, tais como 5 Estrelas da revista Britanica “Choir and Organ”, Diapason d’Or , O Prémio da Crítica Discográfica Alemã, Prémio Geijutsu, 5 Estrelas da Revista Goldberg, e duas vezes “Excellent Disque” pela Revista “Classica”.
Uma vez que Cristiano Holtz considera Bach como referência central da sua carreira, desde há várias décadas vem pesquisando intensamente sobre a técnica ao teclado de J. S. Bach. Este projecto culminou em 2022 no livro editado pela AVA Musical Editions, intitulado J.S. Bach – A sua técnica ao teclado segundo fontes históricas.