BIOGRAfia
Raquel Cravino

Nasceu na cidade da Covilhã. Iniciou-se na música aos cinco anos de idade no Conservatório Regional de Música da Covilhã em piano e ballet. Sob a orientação do Professor António de Oliveira e Silva, estudou violino na Escola Profissional de Artes da Beira Interior durante seis anos.

Em 2002 obteve o diploma de Licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra – Violino, na classe da Professora Ágnes Sárosi. Foi bolseira do fundo de apoio ao estudante, da Câmara Municipal da Covilhã e da Associação Música – Educação e Cultura.

Realizou diversos cursos de aperfeiçoamento de violino e de música de câmara com Manuel Teixeira, Sergey Kravchencko, Angelique Loyer, Gerardo Ribeiro, Augustin Dumay, Boris Kuniev, Jan Dobrelevsky, Vladimir Ovcharech, James Dahlgren, Gilles Apap, Alexandre da Costa e na pedagogia do violino com Bogumila Burfin, Gwendolin Masin e Joyce Tan.

O seu interesse pela música antiga levou-a a aperfeiçoar os conhecimentos no violino barroco frequentando masterclasses com Enrico Onofri, Richard Gwild, Vittorio Ghielmi, Francesca Viccari e Chiara Banchini.

Como freelancer, tem realizado concertos regulares com diversas das mais importantes orquestras portuguesas (Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Metropolitana de Lisboa, entre outras) e tem uma participação em variados projectos artísticos de música antiga – Orquestra Barroca da Casa da Música, Músicos do Tejo, Flores de Música, Melleo Harmonia e Concerto Campestre.

Dedica-se ao ensino desde 2002 como docente de violino na Escola de Música do Conservatório Nacional e no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa. Os seus alunos têm sido laureados em diversos concursos nacionais e internacionais e tem sido regularmente convidada a orientar workshops e masterclasses.

É Mestre em Pedagogia do Instrumento, pela ANSO/Universidade Lusíada, sob a orientação do Professor Aníbal Lima. É membro fundador do Quarteto Arabesco.