A pianista Helena Rocha v.Oertzen nasceu no Porto, em Portugal.
Terminou com distinção os seus estudos no Conservatório dessa mesma cidade com a Professora Helena de Sá e Costa. Ainda durante os estudos, ganhou o 1.º prémio do Concurso Calouste Gulbenkian.
Com uma bolsa do Deutscher Akademischer Austauschdienst/Serviço Alemão de Intercâmbio Académico (DAAD), prosseguiu os seus estudos na Staatliche Hochschule für Musik und darstellende Kunst/Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo em Hamburgo com o Professor Conrad Hansen. Também aqui concluiu com distinçãoo Exame de Concerto.
Seguiram-se digressões para concertos e master classes com pianistas de renome, como Karl Engel, Nadie Boulanger, Yvonne Léfèbure, Sàndor Vègh ,Hans Leygraff, Yara Bernette. O Comité da Obra Intelectual do Dr. Albert Schweizer em Günsbach-Alsácia organizava regularmente cursos de interpretação para piano, nos quais Helena Rocha v. Oertzen participou também como assistente dos cursos da Professora Helena de Sá e Costa e do Professor Luiz Moura Castro. Imediatamente após, seguiu-se a nomeação pelo Senado da cidade Hanseática de Hamburgo como docente com o título de
Professor de Piano nessa mesma Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.
Desde então e até hoje, para além do ensino, a sua vida é pautada por digressões prolongadas para concertos na Alemanha e no estrangeiro. Possui um reportório vasto. As digressões para concertos levam-na a Itália, França, Portugal, Grécia, Suíça e Alemanha, assim como à Ásia. A artista é igualmente versada em música de câmara e no acompanhamento de canções. No seu percurso de vida inserem-se inúmeras apresentações com orquestras de renome.
Helena gostaria de expressar um agradecimento especial à Arte com uma poesia de Franz Schober e respetiva música de Franz Schubert :
À MÚSICA op.88-n.º 4
Tu nobre arte, quantas vezes em escuras horas,
Em que o selvagem círculo da vida me cercava,
Incendiaste o meu coração de um amor ardente,
Me desviaste para um mundo melhor!
…
…
Tu nobre arte, eu te agradeço por isso!