Biografia
Rainer Gross

Rainer Gross é um escultor alemão (Berlim, 1953) que vive na Bélgica. É conhecido internacionalmente por suas instalações efêmeras em edifícios históricos ou na natureza. Só nos últimos dez anos, ele criou mais de trinta projetos de grande escala em toda a Europa. Essas  construções monumentais feitas de ripas ou tábuas de madeira simples são caracterizadas por suas formas curvas ou retas.

Em seu ateliê, o artista transforma o material de base e o vocabulário formal de suas instalações em uma variedade de novas esculturas, objetos e pinturas.
Outro tipo de transformação são as suas fotos “dissociadas” de instalações, ou seja, imagens que não pretendem servir de documentação, mas que transmitem a própria essência ou atmosfera dos projectos. Equilibrando entre o gráfico e o pictórico, esta fotografia cria imagens de uma atmosfera calma ou abstração dinâmica.

Rainer Gross criou grandes instalações nos países do Benelux, na Itália, Suécia e em toda a França. Atualmente é representado pela Galerie Faider (Bélgica) e pela Galérie Murmure (França). Seu trabalho pode ser encontrado em muitas coleções privadas (BE, FR, DE, IT, LU), bem como em museus e coleções públicas na Bélgica, França, Itália e EUA, como a Fundação Patrick Lannan, La Communauté française de Belgique, Musée d’Etterbeek, Commune de Woluwe, Ville de Waterloo, Arte Sella, Musée Sainte-Croix de Poitiers.

website