Biografia
Luíza da Gama Santos

Luiza da Gama Santos nasceu nas Caldas da Raínha onde iniciou, com seis anos de idade, os seus estudos com Adelaide Pereira, discípula de Vianna da Motta. Completou o Curso Superior de Piano do Conservatório de Lisboa na classe do Professor Campos Coelho.

Durante a sua vida dedicada intensamente ao ensino − possui o Diploma de Educação e Didáctica Musical Método Edgar Willems ─ exerceu funções docentes em Lisboa na Escola Beiral, na Academia de Amadores de Música e, por último, no Instituto Gregoriano de Lisboa. No âmbito das suas responsabilidades no seio da Fédération Internationale Willems, representou Portugal em congressos e estágios internacionais em França, Alemanha, Suíça e Itália. 

Formou com João Pinheiro a equipa responsável pelos “Momentos Musicais”, uma actividade do Acarte (Fundação Calouste Gulbenkian) destinada a crianças.

Integrou a Direcção da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM).

Com Ignez Mazoni publicou o livro de canções inéditas “Cantigas para crianças” (Editora Portugalmundo) e colaborou com Ana Maria Ferrão e Paulo Ferreira Rodrigues no livro “Sementes de Música”(Fundação Gulbenkian, Editora Caminho). 

Quanto à vertente pianística, trabalhou sob a orientação de Helena Moreira de Sá e Costa, o que lhe permitiu aumentar e aprofundar o reportório pianístico. 

Frequentou masterclasses de Música de Câmara com Tibor Varga e beneficiou dos conselhos de Maria Christina Lino Pimentel, Nuno Vieira de Almeida, Désiré N’Kaoua e Dominique Merlet (França).

Nos anos 80 colaborou intensamente com o flautista Carlos Franco (Goethe Institut, Sociedade Portuguesa de Autores, Centro Cultural de S. Lourenço, recital no programa Adagio RTP, etc)

Actualmente colabora regularmente com o barítono Armando Possante, nomeadamente em recitais realizados para a Antena 2, nos festivais da Póvoa do Varzim, Música no Verão (Esposende), Eborae Musica, S. Roque e ainda na “Semana Internacional do Piano de Óbidos”.