fbpx
Biografia
James Giles

Natural da Carolina do Norte, o pianista James Giles estudou com Byron Janis na Manhattan School of Music, Jerome Lowenthal na Juilliard School, Nelita True na Eastman School of Music e Robert Shannon na Oberlin College. No início de carreira teve o apoio da Fundação Clarisse B. Kampel e recebeu uma bolsa Fulbright para estudar na Itália com o lendário pianista Lazar Berman.

James Giles recebeu uma bolsa de estudos e o Christel Award da American Pianists Association. Ganhou os primeiros prémios no Concurso Internacional de Piano de Nova Orleans, no Concurso Internacional de Piano Joanna Hodges e no Concurso da Associação Nacional de Professores de Música. Como estudante, recebeu a prestigiosa bolsa William Petschek na Juilliard School e o Rudolf Serkin Award pela excelente pós-graduação no Oberlin College Conservatory. Escreveu para a revista Piano and Keyboard e participou nas convenções nacionais da Associação Nacional de Professores de Música, na College Music Society e em Pi Kappa Lambda. Participa regularmente em júris de competição e proferiu conferências em várias associações estaduais de professores de música.

James Giles é coordenador do programa de piano e diretor de estudos de pós-graduação da Bienen School of Music da Northwestern University. Dá aulas de mestrado e palestras em várias universidades e lecionou no Eastern Music Festival, Bowdoin, Brevard, Colburn, Interlochen, ARIA, Pianofest nos Hamptons e em Itália no Schlern Festival, além do Instituto Amalfi Coast Piano Piano, onde atualmente ocupa o cargo de diretor interino. Lecionou no Royal Northern College of Music em Manchester, no Royal College of Music em Londres, na Chopin Academy em Varsóvia, na Sibelius Academy em Helsínquia e na Universidade de Indiana, onde Menahem Pressler o convidou para dar aulas aos seus estudantes enquanto o pianista estava em turnê.

James Giles apresenta-se regularmente em importantes centros musicais da América, Europa e Ásia. Visitas recentes levaram-no ao Festival de Música de Nancy em França, à Accademia Cristofori em Florença, ao Festival de Piano de Gijon em Espanha, ao Festival Amalfi Coast Music em Itália e ao Festival Internacional de Música de Pequim. Na temporada passada apresentou uma gravação na Filarmónica de São Petersburgo, na Rússia, recitais na Flórida, Califórnia, Carolina do Norte e França e deslocou-se a Hong Kong e Xangai.

website