Biografia
James Giles

Natural da Carolina do Norte, Dr. Giles estudou com Byron Janis na Manhattan School of Music, Jerome Lowenthal na Juilliard School, Nelita True na Eastman School of Music e Robert Shannon na Oberlin College. Ele recebeu assistência no início de carreira da Fundação Clarisse B. Kampel e recebeu uma bolsa Fulbright para estudar na Itália com o lendário pianista Lazar Berman.

James Giles recebeu uma bolsa de estudos e o Christel Award da American Pianists Association. Ganhou os primeiros prêmios no Concurso Internacional de Piano de Nova Orleans, no Concurso Internacional de Piano Joanna Hodges e no Concurso da Associação Nacional de Professores de Música. Como estudante, ele recebeu a prestigiosa bolsa William Petschek na Juilliard School e o Rudolf Serkin Award pela excelente pós-graduação no Oberlin College Conservatory. Escreveu para a revista Piano and Keyboard e apresentou recitais de palestras nas convenções nacionais da Associação Nacional de Professores de Música, na College Music Society e em Pi Kappa Lambda. Ele atua regularmente em júris de competição e foi artista de conferências de várias associações estaduais de professores de música.

Dr. Giles é coordenador do programa de piano e diretor de estudos de pós-graduação da Bienen School of Music da Northwestern University. Ele dá aulas de mestrado e palestras em universidades de todo o país e lecionou durante os verões no Eastern Music Festival, Bowdoin, Brevard, Colburn, Interlochen, ARIA, Pianofest nos Hamptons e na Itália no Schlern Festival, além do Amalfi Coast Piano Piano Instituto, onde atualmente ocupa o cargo de diretor interino. Ele deu aulas no Royal Northern College of Music em Manchester, no Royal College of Music em Londres, na Chopin Academy em Varsóvia, na Sibelius Academy em Helsinque e na Universidade de Indiana, onde Menahem Pressler pediu-lhe duas vezes que desse aulas aos seus estudantes enquanto o pianista estava em turnê.

James Giles se apresenta regularmente em importantes centros musicais da América, Europa e Ásia. Visitas recentes o levaram ao Nancy Music Festival em França, à Accademia Cristofori em Florença, ao Gijon Piano Festival na Espanha, ao Amalfi Coast Music Festival na Itália e ao Festival Internacional de Música de Pequim. Na temporada passada apresentou uma gravação na Filarmônica de São Petersburgo na Rússia, recitais na Flórida, Califórnia, Carolina do Norte e França e viagens para Hong Kong e Xangai.

website