Biografia
Paul Badura Skoda

A Semana Internacional de Piano de Óbidos – SIPO – despede-se de Paul Badura-Skoda.

Foi com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento do grande pianista Paul Badura-Skoda, personagem culta e de profunda humanidade e, nem por último, amigo fiel da SIPO há mais de duas décadas.
A sabedoria, amabilidade e o conhecimento profundo dos cosmos musicais de Mozart, Beethoven e Schubert, junto com a sua interpretação pianística sem comparação tornaram Paul Badura-Skoda no mais nobre veterano do classicismo de Viena.

Apesar dos seus últimos anos terem sido marcados por uma doença grave, com a sua vontade de não querer desistir da sua vida musical, Paul viveu a música à sua maneira até ao fim da sua vida.
A Associação de Cursos Internacionais de Música e a sua Presidente, a pianista Manuela Gouveia, estão gratos por terem tido o privilégio da colaboração de Paul Badura-Skoda desde os inícios da Semana Internacional de Piano. Além de ter sido um artista e pedagogo de excepção, Paul foi um homem modesto, cheio de calor humano e de humor subtil que formou gerações de pianistas e deixa uma herança musical extraordinária para este mundo, que tanto precisa dela.

Obrigado Paul, pela tua tão longa presença e amizade. Sempre continuarás entre nós.