BIOGRAPHY
James Giles

A soprano Sofia Marafona iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto, tendo-os continuado na Guildhall School of Music & Drama, em Londres, onde terminou o mestrado com distinção sob a tutela de Susan Waters. Em Junho deste ano concluiu a pós-graduação em Ópera na International Opera Academy em Gante, na Bélgica.

Durante os seus estudos teve a oportunidade de trabalhar e actuar com vários maestros, directores e cantores de renome, de onde se destacam Sir Simon Rattle, Guy Joosten, Linda Watson, Stefaan Degand, Elisabete Matos e Edith Wiens, entre outros. Em ópera, interpretou inúmeros papéis, desde o período Barroco ao Contemporâneo. Na presente temporada, desempenhou o papel de Narradora na ópera contemporânea Private View, da compositora Belga Annelies Van Parys, Donna Elvira em Don Giovanni e cantou em LoveMusik, um espectáculo que cruza os géneros da ópera e do musical, baseado na música de Kurt Weil.

Sofia ganhou vários prémios em competições nacionais e internacionais, dos quais se destacam o segundo lugar no Prémio Jovens Músicos (2017) e o terceiro lugar no Concurso de Canto da Fundação Rotária Portuguesa (2018). Em celebração dos 200 anos de nascimento de Charles Baudelaire, Sofia junta-se ao pianista Duarte Pereira Martins para gravar canções francesas dos compositores Claude Debussy, Luís de Freitas Branco e Louis Vierne que deverá sair em CD até ao final do ano de 2021.